Democracia e Governação

Prémio Especial de Jornalismo “15 Anos de Reversão da HCB”

Introdução

No dia 27 de Novembro de 2007, teve lugar, na Vila do Songo, a cerimónia de Reversão  e Transferência do Controlo da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) do Estado Português, para o Estado Moçambicano. A reversão e transferência da HCB para o Estado Moçambicano foi um acto de grande significado político e económico para Moçambique, a ponto de ter sido considerando como sendo a “segunda independência” do país.

No processo de reversão, a reorganização do capital social deste empreendimento estratégico resultou em que o Estado Moçambicano fosse detentor de 85 por cento das ações, ficando Portugal com 15 por cento, dos quais mais 7,5 por cento foram revertidos para Moçambique e outros 7.5 por cento para a REN, uma empresa portuguesa.

No presente ano de 2022 assinala-se, pois, a passagem dos 15 anos desse facto histórico, motivo de orgulho do Estado e dos Cidadãos Moçambicanos.

Ao longo deste período, o controlo da HCB pelo Estado Moçambicano trouxe desafios de gestão do complexo empreendimento, que foi preciso responder com inteligência e eficácia, ao mesmo tempo que contribuiu para maior impulso ao desenvolvimento económico, social e cultural de Moçambique.

O Prémio Jornalístico

A comunicação social, desempenhando com zelo e profissionalismo a sua missão de manter o público devidamente informado, tem estado a seguir atentamente o desempenho da HCB ao longo destes 15 anos, com trabalhos jornalísticos ou programas informativos, divulgados nos diferentes meios de comunicação de massas, deste os tradicionais aos digitais.

Através de tais trabalhos ou programas informativos, a comunicação social tem ajudado a mostrar ao grande público como se traduz na prática, a célebre expressão “Cabora Bassa já é nossa”.

Nesse sentido, por ocasião do seu lançamento público, no dia 11 de Abril de 2022, (Dia do Jornalista Moçambicano) o Media Club lança um Prémio Especial “15 Anos de Reversão e Controlo da HCB”, para reconhecer trabalhos jornalísticos ou informativos, de alta qualidade técnica, abordando o desempenho da HCB, desde a sua reversão ao Estado Moçambicano, em 2007.

 

Características dos trabalhos elegíveis e forma de envio

São elegíveis ao concurso trabalhos divulgados quer através da imprensa escrita, da Rádio ou Televisão, quer ainda através de meios digitais, no período de 10 Dezembro de 2007 a 10 de Março de 2022. Os trabalhos concorrentes podem ser enviados electronicamente ou em forma física, em formato pdf, áudio ou vídeo, usando os seguintes endereços:

Endereço eletrónico: info@sekelekani.org.mz ou nelsa.mahumane@sekelekani.org.mz

Endereço Físico: Centro de Estudos de Comunicação SEKELEKANI. Rua Valentim Siti, nº178, 1º andar. Bairro da Polana. Maputo.

Prazo de submissão dos trabalhos: 25 de Março de 2022.

 

 

 

 

Comentários

comentários