Desenvolvimento Comunitário

Voluntários de Rádios Comunitárias formados para disseminar direitos da criança

Um total de sessenta voluntários de Rádios Comunitárias, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, participaram recentemente numa serie de acções de capacitação, para a produção de programas radiofónicos de promoção e defesa dos direitos da criança. O programa de formação beneficiou as Rádios Comunitárias de Chicualacuala, Lhuvuko e Funhalouro, todas na região Sul do país.

O treinamento, inserido no projecto “A Voz da Criança na Comunidade”, financiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), visa responder ao impacto impacto negativo da mobilidade dos voluntários nas Rádios Comunitárias, um problema que reduz a capacidade de produção de programas de qualidade.

Espera-se que, através de ações desta natureza, as Rádios Comunitárias se tornem cada vez mais sustentáveis, funcionando de independente e contribuindo para uma maior expansão do direito dos cidadãos à informação, com enfoque para a promoção e protecção dos direitos da criança.

“Nas capacitações realizadas priorizamos a estruturação dos grupos editoriais, a produção e desenvolvimento de conteúdos, jornalismo básico com enfoque para os Direitos da Criança e edição digital de áudio. Na Rádio Comunitária Chicualacuala realizamos uma formação local e em Chókwè e Funhalouro foram mentorias” – explicou Ernesto Saúl, do sector de Formação e Desenvolvimento de Conteúdos do FORCOM.

O nosso entrevistado fala ainda dos contornos da formação em cada um destes distritos.  “Em Chicualacuala onde decorreu a formação local, foi possível notar um certo nível de conhecimento de produção de programas por parte dos colegas da Rádio e sentimos uma participação activa dos mesmos. Entretanto, identificamos algumas fraquezas que mereceram a nossa atenção, como é o caso da gestão institucional”, afirmou Ernesto Saúl acrescentando que, em Funhalouro a mentoria decorreu sem sobressaltos.
Há que sublinhar que para além de formações em produção e desenvolvimento de conteúdos,  foram realizadas em paralelo formações em gestão administrativa e financeira  e monitorias.

Fonte: FORCOM

Comentários

comentários