Recursos Naturais e Indústria Extractiva

SEKELEKANI promove jornalismo investigativo sobre indústria extractiva e tributação

Um grupo de vinte jornalistas irá partir para diferentes regiões do país, a partir da próxima semana, em missões de investigação jornalística sobre os impactos económicos, sociais e ambientais de projectos extractivos nas regiões onde tais empreendimentos estejam em curso.

O grupo de jornalistas foi selecionado a partir de um concurso lançado pelo SEKELEKANI, destinado a incentivar a prática do jornalismo investigativo em torno de questões de fundo, relativas à indústria extrativa, com enfoque sobre os programas de responsabilidade social das empresas e o cumprimento das suas obrigações fiscais. As equipas vão percorrer as regiões de Moatize e Marara, na Província de Tete; Angoche e Larde, na província de Nampula, Palma e Montepuez na província de Cabo Delgado, Inhassoro e Govuro, na província de Inhambane, e os distritos de Manica e Memba, nas províncias de Manica e Nampula, respectivamente.

Esta Quinta-Feira o grupo reuniu nos escritórios do SEKELEKANI para a consolidação dos seus planos de pesquisa e coordenação dos planos de viagem.

O fundo de jornalismo investigativo do SEKELEKANI foi lançado em 2015, tendo como lema: “transitando do jornalismo sobre eventos para o jornalismo sobre assuntos”, e resulta de uma parceria  entre esta organização e a IBIS/OXFAM.

Comentários

comentários