Recursos Naturais e Indústria Extractiva

SEKELEKANI cria espaço de partilha de informação no sector do gás e petróleo

Teve lugar entre os dias 28 e 29 do mês de Novembro, no distrito de Bilene na província de Gaza, uma conferência Internacional sobre Comunicação e Indústria Extractiva, Acesso à Informação e Transparência.

A conferência tinha como objectivo principal criar um espaço de partilha de informação e conhecimento entre os diferentes actores com interesse no sector do gás e petróleo, nacionais e internacionais, e dotar os profissionais de comunicação social moçambicana de informações actualizadas, legislação pertinente e experiencia sobre o sector, para melhorar a qualidade da cobertura jornalística e promover a participação das comunidades locais, bem como uma maior transparência da indústria do gás e petróleo em Moçambique.

Participaram do evento a ministra dos Recursos Minerais Esperança Bias, Jornalistas nacionais e internacionais, representantes de empresas ligadas a área da indústria extractiva, gás e petróleo, e membros da sociedade civil.

Durante a conferência, jornalistas e membros da sociedade civil partilharam experiencias na área dos recursos minerais, debateram sobre o impacto da indústria do gás e petróleo no meio ambiente, e anuíram trabalhar em conjunto para “obrigarem” as mineradoras e o governo a prestarem mais informação para que possam transmitir informações de forma clara as comunidades que residem nos locais onde se encontram instaladas as industrias.

Foi também acordado que eventos como este devem ter lugar regularmente, para tornar mais eficaz a colaboração entre a Comunicação Social e organizações da Sociedade Civil.

A conferência foi organizada pela SEKELEKANI, da qual faz parte o Jornalista e analista moçambicano Tomas Vieira Mário.

Comentários

comentários