Democracia e Governação

SEKELEKANI celebra primeiro quinquénio de vida

Em ambiente de reflexão e festa, o Centro de Estudos e Pesquisa de Comunicação SEKELEKANI promoveu no dia 16 de Novembro, em Maputo, uma gala de celebração do quinto ano da sua existência. Por ocasião da efeméride, a organização promoveu uma oportunidade em que, colaboradores, membros de órgãos sociais e parceiros de desenvolvimento estiveram juntos, fazendo o balanco do primeiro quinquénio da organização, a qual define como sua missão “dar voz aos sem voz”.

No discurso que proferiu na ocasião, o Presidente do Conselho Consultivo do SEKELEKANI, Prof. Doutor Jamisse Taimo, destacou que, a partir do próprio nome (SEKELEKANI significa “levantem-se”), a fundação da organização traduziu-se como um “apelo vigoroso a acção de cidadania activa de todos os moçambicanos para uma maior participação na vida da sua comunidade e da sua nação”.

Presidente do SEKELEKANI, Jamisse Taimo

Criada em Setembro de 2012, SEKELEKANI surgiu como resposta a uma necessidade de dotar Moçambique de uma instituição concebida para fortalecer a base de conhecimento dos cidadãos, através da recolha, processamento e disponibilização de informação credível e de qualidade, à luz dos conceitos de comunicação para o desenvolvimento.

Neste contexto, SEKELEKANI tem vindo a desempenhar papel fundamental, na busca e na disseminação de informação que ajude os cidadãos a participarem em debates democráticos, dotados de conhecimento que lhes permita influenciar processos de tomada de decisões que afectem as suas vidas. É nessa direção que aponta o próprio lema da organização, que diz: “só participa quem está informado”.

Ao intervirem na ocasião, os principais parceiros de desenvolvimento da organização, nomeadamente a OXFAM/IBIS; a OXFAM/Novib; a Action Aid Moçambique, o MASC , a COALIZÃO e outras, saudaram a organização pelas suas realizações, que consideraram “marcantes”, sobretudo tendo em linha de conta a sua criação recente.

Ericino de salema

Nesta cerimónia foram atribuídos Certificados de Mérito, a um numero de personalidades, em reconhecimento a sua contribuição particular para a fundação e a expansão das actividades da organização, ao longo dos seus cinco anos de vida. Foram agraciadas as seguintes personalidades: João Pereira (MASC), Alda Salomão (CTV), Ericino de Salema (antigo Director do Programa de Acesso à Informação da IBIS), Helder Paulo (OXFAM/Novib), Lacerda Lipangue (Action Aid Moçambique) Debora Nandja (FNUAP) e Camilo Nhacale (KUWUKA –JDA),

Ao intervir no acto, o Director Executivo do SEKELEKANI, Tomás Vieira Mário, agradeceu a todos os colaboradores, parceiros e pessoas anónimas que desde o início deste projecto estiveram ao lado do SEKELEKANI, dando força com conselhos e opinioes, tornando mais publicamente visivel a relevância da organização dentro da sociedade moçambicana.

“Estamos a trabalhar com muito orgulho com o SEKELEKANI desde a sua criação; temos estado a acompanhar o processo do desenvolvimento da organização e ficamos muito impressionados pelo trabalho levado pela organização. Está de parabéns o SEKELEKANI pelos resultados que conseguiu colher apesar de ter apenas cinco anos de vida”, referiu Selcia Lumbela em representação da OXFAM.

“Ao longo dos cinco esta organização foi parceira estratégica do MASC. Temos estado a acompanhar todo o processo de desenvolvimento e crescimento desta organização e podemos dizer que esta realmente de parabéns por ter demostrado um trabalho excelente. Acompanhamos todo um processo inicial de trabalho com o Parlamento e da implementação da iniciativa “Caravana de Acesso à Informação”, que consistia em levar jornais para os distritos, disse, por sua vez, Maura Martins, em representação da Fundação MASC.

Selcia Lumbela – OXFAM

“Os cinco anos de SEKELEKANI foram de muita batalha e dedicação, e nós somos testemunhas disso; por isso queremos encorajar o SEKELEKANI a prosseguir nesse caminho, referiu, por sua vez, Natercia Lichucha, que falava em nome da Action Aid Moçambique.

As celebrações do quinto aniversário do SEKELEKANI incluíram a promoção de uma uma palestra, seguida de debate público, em torno do tema “Qualidade de Informação e Debate Público em Moçambique”, orientada pelo Professor Doutor José Castiano, Professor Associado da Universidade Pedagógica.

Comentários

comentários