Democracia e Governação

Road Show sobre direito à informação escala Zona Verde

O Centro de Estudos e Pesquisa de Comunicação SEKELEKANI realizou ontem, 08 de Fevereiro a primeira sessão da campanha de informação e educação cívica sobre o exercício do direito à informação por parte dos cidadãos, denominada Caravana de Informação e Comunicação (CIC). A sessão decorreu na Escola Secundaria da Zona Verde, no Município da Matola.

Num ambiente de festa, diversão e muita informação a ʺCaravana ʺ na forma de Road Show deu a conhecer aos estudantes da escola Secundária da Zona Verde, o conteúdo da Lei do Direito à Informação e exemplos práticos do exercício deste direito fundamental pelos cidadãos.

Neste evento foram exibidos aos estudantes vídeos simulando casos do dia-a-dia, em que cidadãos procuram informação de interesse geral junto de diferentes instituições públicas e privadas. Posto isso, seguiu-se o debate sobre o exercício da Lei do Direito à Informação, onde estudantes responderam a perguntas de compreensão em torno desta lei.

Tomás Vieira Mário, Director Executivo do SEKELEKANI, regozijou-se com a adesão e participação entusiástica dos estudantes ao Road Show e encorajou-os a manterem-se informados sobre assuntos de interesse geral, de modo a poderem participar em debates sobre assuntos relevantes do seu país.

Por sua vez, a Directora Pedagógica da Escola Secundária da Zona Verde, Rosa Txume Mazive agradeceu a iniciativa do SEKELEKANI em levar para as escolas campanhas educativas sobre o exercício do Direito da informação.

As Caravanas de Informação e Comunicação vão abranger escolas, mercados, vilas, centros hospitalares e outros locais de aglomeração populacional, em diferentes partes do território nacional.

Comentários

comentários