Desenvolvimento Comunitário

Raparigas de Nampula e Zambézia capacitadas em Medias Sociais

Trata-se de uma iniciativa levada a acabo pelo Centro de Estudos e Pesquisa de Comunicação, SEKELEKANI, em parceria com Associação Coalizão.

A formação com o objectivo de dotar as participantes de novas ferramentas tecnológicas para documentar e divulgar histórias referentes as suas comunidades, envolveu 20 raparigas provenientes das Províncias de Nampula e Zambézia.

A iniciativa vai efectivar a participação da Coalizão na Plataforma de Cidadania, CIVILINFO, através de envio de notícias que relatem casos de abusos em relação aos direitos sexuais e reprodutivos da rapariga.

As participantes foram dotadas de competências para identificar temas noticiáveis dentro das suas comunidades, escrever uma breve história (relato), captar uma fotografia de qualidade bem como aceder à plataforma CIVILINFO, passando assim para a categoria de correspondentes na área de Género.

A rede de correspondentes foi lançada em Setembro de 2015, na Província da Zambézia, onde nessa altura foram capacitados 16 correspondentes em medias sociais para reportar o dia-a-dia das suas comunidades.

Os relatos são enviados via SMS (breves), e as fotos, vídeos e material em áudio são enviados no grupo do whatsapp (criado pelo SEKELEKANI) onde todos correspondentes são membros.

Comentários

comentários