Democracia e Governação

“Quisse Mavota” recebe com entusiasmo caravana do direito à informação

A Caravana de Informação e Comunicação (CIC), de disseminação do direito dos cidadãos à informação, escalou esta Quarta-Feira a Escola secundária Quisse Mavota, no bairro do Zimpeto, arredores da Cidade de Maputo.

Foi uma segunda sessão de sucesso, depois da entusiástica participação dos estudantes da Escola secundária da Zona Verde, no Município da Matola, local onde SEKELEKANI lançou a iniciativa, no dia 8 de Fevereiro corrente.

Como é habitual, a música, dança e muita informação fizeram parte do evento, mas o entusiasmo dos estudantes e a sua disciplina é que mais caracterizaram a segunda sessão deste Road Show.

A sessão esteve muito concorrida, e os estudantes mantiveram-se atentos e ansiosos ao longo de toda a sessão, em que aprofundaram os seus conhecimentos sobre o exercício do direito à informação, com base em exemplos práticos exibidos através de vídeos.

Durante o debate em torno da Lei foram exibidos aos estudantes vídeos simulando casos do dia-a-dia, em que cidadãos procuram informação de interesse geral junto de diferentes instituições públicas e privadas. E para fazer jus a sua atenção e disciplina, os estudantes responderam corretamente as perguntas de compreensão em torno desta lei.

Os estudantes afirmam que a iniciativa do SEKELEKANI em levar para as escolas a campanha de educação cívica foi oportuna para eles, pois puderam aprender e compreender a Lei do Direito a Informação, com promessa de fazer valer os conhecimentos adquiridos exigindo os seus direitos.

Esta iniciativa vai escalar para além de escolas, mercados, vilas, centros hospitalares e outros locais de grande aglomeração populacional, em diferentes partes do território nacional.

Comentários

comentários