Democracia e Governação

Oficiais do governo distrital de Moatize expulsam correspondente da CIVILINFO de uma reunião pública e confiscam o seu telemóvel

O acto ocorreu esta semana durante uma reunião comunitária na povoação de Ntchenga, orientada pela administradora do distrito de Moatize, Maria Jove, destinada a auscultar a comunidade local sobre os impactos da mineração de carvão nas suas condições de vida. O correspondente da CIVILINFO, Osvaldo Sales, encontrava-se no local a tomar notas e a captar imagens e som, quando membros da comitiva do governo distrital deram-lhe ordens para abandonar a sala da reunião. Uma vez no exterior da sala, os mesmos oficiais confiscaram-lhe o telemóvel e obrigaram-no a apagar todas as imagens que havia gravado. De seguida, os mesmos indivíduos efectuaram, com o telemóvel confiscado, uma chamada para um número desconhecido.

Esta não é a primeira vez que Osvaldo Sales é alvo de actos de intimidação por parte de representantes de autoridades político-administrativas de Nthenga, incluindo líderes comunitários, que se opõem a que o correspondente comunitário da CIVILINFO reporte sobre eventos do dia-a-dia daquela comunidade.

A comunidade de Ntchenga vive dentro da área de concessionada à empresa brasileira Vale, mas ela não foi dali retirada e reassentada em lugar seguro, por razões jamais totalmente esclarecidas. Esta comunidade considera-se abandonada e esquecida, sem acesso a água potável nem escola para as crianças.

A reunião com a administradora do distrito, que terminou sem qualquer consenso entre as partes, constituía o primeiro contacto da governante com a população local.

Comentários

comentários