Recursos Naturais e Indústria Extractiva

Narração de Sofrimentos ou como se incubam novos conflitos em Moçambique

“Narração dos sofrimentos” era uma das primeiras acções que se fazia, no início dos treinos, e consistia em contar, perante os companheiros, o que cada um havia sofrido sob o colonialismo, as amarguras pessoais, familiares e colectivas.

As marcas do passado e das humilhações eram trazidas à tona, os orgulhos perdidos tinham de ser redimidos. (…) A narração do sofrimento tinha uma dimensão libertadora. (…) Era também um momento de conhecimento mútuo”. MONTEIRO, Óscar.

Por detrás dos números….

Com a devida vénia aos seus autores, tomamos de empréstimo esta metodologia de promover o auto e o mútuo conhecimento, e fomos a Tete actualizar a narrativa da indústria extractiva, na sua vertente de indústria de “extração humana”, como dizia, no outro dia, Alda Salomão. É a narrativa das comunidades em contacto directo com a indústria mineira. Ali, se umas perderam as suas terras sem qualquer indeminização ou compensação justa, outras ficaram ou enclausuradas em cercas, sem direito à liberdade de movimento e de manifestação, ou e ainda privadas de acesso a seus recursos básicos de vida, como florestas, rios, zonas de pastagem comunitária ou mesmo a suas machambas, tudo bloqueado através de longas vedações erguidas mesmo ao lado de suas casas.

Continuar a ler Narração de Sofrimentos ou como se incubam novos conflitos em Moçambique (PDF)

Comentários

comentários