Desenvolvimento Comunitário

Menor de idade violada pelo padrasto vive na miséria com o seu bebé

A Rádio Comunitária de Monapo, na província de Nampula, identificou recentemente uma menina de nome Gira Manuel Boina, que teve bebé aos 11 anos de idade, resultado de violação sexual cometida pelo padrasto, de 41 anos de idade.  A mãe menor de idade foi identificada no âmbito de programas radiofónicos contra casamentos prematuros, implementado pelo FORCOM com fundos da OSISA.

A menor conta que, quando disse à mãe que o padrasto era o pai do bebé, a mãe não quis acreditar e expulsou-a de casa.

Quando foi violada, Gira Manuel vivia com a mãe e o padrasto, o qual  a abusava sexualmente na ausência  sua mãe, engravidando-a aos 11 anos. “Quando a minha mãe fosse a machamba, o meu padrasto me mandava tirar a roupa e deitava-se comigo. A minha mãe perguntou-me sobre o pai da criança e eu respondi que era o meu padrasto mas ela não acreditou em mim e por causa disso expulsou-me de casa”, disse a menor, desolada e desamparada.

Entretanto, o perpetrador da violação, apos ter sido identificado foi detido e transferido de Monapo para a cadeia provincial de Nampula em 2012, donde viria a evadir-se, mas perdendo a vida pouco depois.

Quando expulsa da casa da mãe, Gira Manuel foi procurar refúgio em casa do pai biológico, aonde vive, com o seu filho, agora com quatro anos de idade. Ela abandou a escola frequentando a 2ª classe de escolaridade. Apesar da situação de pobreza em que vive, Gira, agora com 16 anos de idade, diz que gostaria de regressar à escola.

“Um dos problemas que enfrento é de sustento visto que, o  meu pai não consegue o mínimo para sobreviver.  A sorte é que tenho recebido o apoio da Acção Social embora não tenha ajuda na alimentação uma vez que a criança já tem cinco anos, mas o que eu gostaria mesmo é de voltar a estudar”, frisou a menor.

Por seu turno, o pai biológico da menina, Manuel Boina, lamenta a atitude da sua ex-mulher pelo facto de não ter depositado confiança nas palavras da sua própria filha.

Fonte: FORCOM

Comentários

comentários