Recursos Naturais e Indústria Extractiva

Descoberta de grafite em Cabo Delgado

Pesquisas da empresa Australiana Mustang Resources indicam a existência de grafite de alta qualidade no Projecto Caula, na Província de Cabo Delgado.

Os cinco furos de prospecção realizados pela Mustang permitiram encontrar concentrações de grafite até 26%, com uma média de 15,9% desde 10 metros até 65,68 metros de profundidade. Os materiais obtidos com a realização destes cinco furos serão enviados para um laboratório de Perth na Austrália, com o objectivo de se proceder a avaliação das suas características metalúrgicas.

O director-geral, Cristian Jordaan afirmou num comunicado emitido pela empresa que a grafite descoberta vai permitir a’ empresa produzir um produto de elevada qualidade a um preço relativamente reduzido, aumentando as margens de comercialização e protegendo a actividade da volatilidade dos preços.

A grafite pode ser aplicada para fabricação de tijolos e peças refractárias, cadinhos para as indústrias de aço, latão e bronze, lubrificantes sólidos ou a base de óleo e água, tintas para protecção de estruturas de ferro e aço, cátodos de baterias alcalinas, escovas de motores eléctricos, bem como eléctrodos de lâmpadas eléctricas de arco voltaico.

A Mustang Resources, empresa cotada na Bolsa de Valores da Austrália, está igualmente envolvida na prospecção de rubis na província de Cabo Delgado, no denominado Projecto de Rubis de Montepuez.

In SM- ARTES

Comentários

comentários