Desenvolvimento Comunitário

Comunidade de Topuito exige reassentamento condigno à Kenmare

 

 SEKELEKANI lança campanha “Salvem Monte Filipo”

A comunidade de Topuito, localidade onde se localiza a fábrica de areias pesadas da empresa Kenmare, exige a sua retirada urgente daquela região, e reassentamento em novo local, na sequência da entrega ilegal do Monte Filipo pelo régulo local, para a exploração de areias pesadas pela empresa irlandesa.

A exigência foi manifestada através de uma petição assinada por perto de 100 residentes daquela localidade do distrito de Larde, anteriormente parte do distrito de Moma, na Província de Nampula.

A crise de Topuito eclodiu no primeiro trimestre de 2016, quando a Kenmare anunciou a decisão de alargar a área de exploração de metais preciosos até ao Monte Filipo, local considerado sagrado pela comunidade local. Durante o processo de negociações que se seguiu, envolvendo a população afectada, o seu líder tradicional e organizações da sociedade civil de Nampula, a comunidade exprimiu a sua oposição aos planos da Kenmare, de destruição do local sagrado. No auge da disputa, o governo provincial de Nampula exerceu fortes pressões sobre o régulo Matapa, e, à revelia das OSCs envolvidas no processo, este acabou cedendo às pressões, realizando uma cerimónia tradicional apressada, de cedência do local sagrado à empresa irlandesa.

Durante o processo das negociações a comunidade defendera que, a ser destruído o seu local sagrado, ela deveria ser dali retirada e reassentada em condições condignas numa outra localidade, distante desta, temendo a ira dos espíritos. Contudo, pressionado pelas autoridades governamentais, o régulo Matapa teria acabado por ceder o Monte Filipo sem garantir a contraproposta da retirada da comunidade e seu reassentamento em outro local, e em condições condignas. Vozes da comunidade de Topuito suspeitam que o Regulo Matapa tenha recebido subornos da empresa irlandesa, para ceder o local sagrado, contra a vontade do seu povo.

Perante estes factos, a comunidade exige um acordo oficial com a Kenmare, que garanta o seu reassentamento num outro local, como indemnização pela perda de seus recursos naturais, patrimoniais e espirituais, devido à eminente destruição do Monte Filipo. Associando-se às legítimas exigências da comunidade de Topuito e das organizações da sociedade civil de Nampula, SEKELEKANI lança hoje uma campanha de media, sob o título género “Salvem Monte Filipo”. A campanha será implementada através de anúncios a serem publicados em todos os principais jornais nacionais, de Norte a Sul do país.

{jathumbnail off}

Comentários

comentários