Internacional

Apreendidos, na Malásia, cornos de rinoceronte provenientes de Moçambique

As autoridades alfandegárias da Malásia anunciaram, no dia 10 de Abril corrente, a apreensão de 18 cornos de rinoceronte provenientes de Moçambique, durante uma operação no aeroporto internacional de Kuala Lumpur.

A mercadoria está avaliada em 13, 1 milhões de Ringgit (cerca de 3,1 milhões de dólares).

Hamzah Sundang, director das alfândegas na Malásia, revelou que a apreensão, fruto de uma denúncia, ocorreu na sexta-feira passada no terminal de cargas. Os cornos de rinoceronte estavam escondidos no interior de uma caixa de madeira, que foi despachada como contendo obras de arte.

A neutralização deste carregamento revela que a Malásia também tornou-se num  dos principais pontos de trânsito na Ásia para o comércio ilícito de marfim e cornos de rinoceronte.

A encomenda chegou a Malásia a bordo de um avião da companhia Qatar Airways, com escala em Doha.

Hamzah explicou que o destino final tinha como indicação a cidade de Nilai, no estado de Negri Sembilan, no sul da Malásia, mas as autoridades apuraram que se trata de um endereço falso.

A importação de cornos de rinoceronte se licença para o efeito constitui um crime na Malásia.

Em Abril do ano passado, as autoridades daquele país asiático destruíram 9,5 toneladas de marfim apreendidas ao longo de vários anos, uma iniciativa que tinha por objectivo desencorajar os contrabandistas que usam o país como ponto de trânsito para a sua mercadoria ilegal. (Fonte: AIM)

Comentários

comentários