Recursos Naturais e Indústria Extractiva

Anadarko anuncia aprovação do seu Plano de Desenvolvimento de LNG em Moçambique

A Anadarko Petroleum Corporation (APC) anunciou esta Segunda-Feira que recebeu a aprovação oficial do Governo de Moçambique, do Plano de Desenvolvimento de Gás Natural Liquefeito (LGN), a ser extraído na bacia do rio Rovuma, no distrito de Palma, extremo Norte de Moçambique. O Plano de Desenvolvimento ora aprovado pelo Governo Moçambicano corresponde ao projeto integrado em terra, do reservatório de gás natural, a ser extraído para o mercado, sendo considerado o ponto culminante dos importantes progressos alcançados até à data nos aspectos técnicos e comerciais do desenvolvimento de GNL operado por esta empresa americana em Moçambique.

“Agradecemos o apoio do Governo de Moçambique e estamos muito satisfeitos em alcançar este marco crítico, o qual constitui uma indicação adicional do tremendo progresso que continuamos a fazer no projeto, disse Mitch Ingram , Vice-presidente executivo da Anadarko para a gestao de projectos e operações internacionais e em águas profundas. Mitch Ingram destacou que , pela sua robustez o projecto da GNL vai posicionar Moçambique como um fornecedor estratégico global de gas natural liquefeito. “A aprovação do Plano de Desenvolvimento continua a avançar em direção a uma Decisão Final de Investimento, uma vez que se baseia em outras realizações recentes, incluindo a conclusão de um Contrato de Compra e Venda de longo prazo (TER) com a empresa francesa de electricidade, EDF. Os passos ora dados são fundamentais para a garantia do financiamento do projecto, destacou o gestor sénior da Anadarko.

O projeto de GNL de Moçambique será o primeiro desenvolvimento onshore (em terra) do GNL do país, que consiste inicialmente em dois comboios de gás natural liquefeito, com capacidade total de placa de 12,88 MTPA para apoiar o desenvolvimento dos campos Golfinho / Atum, localizados inteiramente na chamada Área 1, da bacia do Rovuma. Este projeto fundamental abre caminho para expansão futura de até 50 MTPA da Área Offshore 1. O Projeto Golfinho / Atum também fornecerá volumes iniciais de aproximadamente 100 milhões de pés cúbicos de gás natural por dia (MMcf / d) (50 MMcf / d por trem) para uso doméstico em Moçambique.

A Anadarko Moçambique Área 1, Lda, subsidiária integral da Anadarko Petroleum Corporation, opera a Área Offshore 1 com 26,5 por cento de participação. Os co-empreendedores incluem ENH Rovuma Área Um, SA (15 por cento), Mitsui E & P Moçambique Area1 Ltd. (20 por cento), ONGC Videsh Ltd. (10 por cento), Beas Rovuma Energy Moçambique Limited (10 por cento), BPRL Ventures Mozambique BV ( 10 por cento) e PTTEP Moçambique Area 1 Limited (8,5 por cento).

Fonte: PR Newswire

Comentários

comentários