Recursos Naturais e Indústria Extractiva

A minha Voz – um Blogue de narração de sofrimento de comunidades marginalizadas

A CIVILINFO acaba de integrar mais um serviço de comunicação multimédia em que, através da convergência de texto, imagem e som, comunidades marginalizadas podem dar o seu testemunho sobre as suas vivências e experiências de contacto com realidades difíceis, nomeadamente no meio rural.

Em particular, este serviço de média capta e leva a público narrações de sofrimento de comunidades vivendo em regiões onde são implementados grandes projectos económicos, com destaque para a indústria extractiva.

A Minha Voz é um Blogue que leva ao mundo experiências de comunidades locais, na sua relação com grandes projectos económicos, contadas na primeira pessoa, e na forma natural como os autores falam da sua vida. Ao contarem a sua vivência, as comunidades apresentam a sua própria percepção de como as suas vidas mudaram – quantas vezes para o pior! – Como impacto directo da implementação de grandes projectos económicos, em todas as dimensões: económica, social, política e cultural.

O lema do SEKELEKANI é “Amplificar a voz do cidadão e dos mais desfavorecidos”. Através deste lema, queremos colocar o nosso foco sobre aqueles grupos sociais mais vulneráveis e desfavorecidos, com acesso mais difícil a recursos e a oportunidades. Pela sua posição social, estes grupos raramente ou dificilmente conseguem fazer ouvir a sua voz junto das pessoas e das instituições que tomam decisões – decisões essas que afectam as suas vidas! Assumimos, assim, o compromisso de amplificar as suas vozes, tornando-as mais presentes e audíveis junto daqueles que tomam decisões em nome de toda a sociedade!

Lançamos este novo serviço de comunicação comunitária, relatando uma experiência pioneira, desenvolvida na base de uma parceria múltipla com organizações comunitárias de base de Tete, nomeadamente a Associação de Ajuda e Assistência Jurídica de Tete (AAJ), a Bench Marks (Africa do Sul) e a Stell Workers Union (Canadá). Com estas organizações, estivemos envolvidos num processo de documentação de experiências e vivências de cinco comunidades directamente afectadas pela mineração de carvão na região de Moatize, em Tete, nomeadamente as comunidades de Catete, Cateme, Bagamoyo e Bairro 25 de Setembro. Ouvir a voz dos sem voz vale mais do que ler mil relatórios!

O blog pode ser acessado pelo seguinte endereço: (http://vozes.civilinfo.org.mz)

Comentários

comentários