Recursos Naturais e Indústria Extractiva

Sociedade Civil reúne “por uma exploração humanizada de recursos minerais em Moçambique”

A Cidade de Tete acolhe de 3 a 5 de Agosto de 2017 a segunda edição do NKUTANO, organizado pela Plataforma da Sociedade Civil sobre Recursos Naturais e Indústria Extractiva (PLATAFORMA).

Subordinado ao tema “Por uma Exploração Humanizada de Recursos Minerais em Moçambique” o evento visa contribuir para a construção de uma sociedade justa e voltada para o ser humano, providenciando um espaço para i) reforçar a interacção entre as parte envolvidas e interessadas, ii) discutir conteúdos e impacto de políticas e processos do sector extractivo, e iii) perspectivar alternativas e acções de seguimento que concorram para uma transformação social e económica do país, em benefício das actuais e futuras gerações de moçambicanos.

Durante os três dias serão abordados quatro temas fundamentais, nomeadamente: i) Reassentamentos, ii) Benefícios das Comunidades; iii) Mulher e Mineração; e iv) Impactos sociais e ambientais da Mineração. O programa inclui ainda uma expedição de observação e interacção a algumas comunidades afectadas pela mineração, entre outras actividades de cariz cívico-cultural.

O NKUTANO é um fórum nacional de advocacia focado na reflexão sobre o desenvolvimento da indústria extractiva e o seu impacto na qualidade de vida dos moçambicanos e constitui uma oportunidade para que sejam ouvidas as vozes de todos (as) cidadãos (as) a partilharem lições, problemas, questões e dúvidas, esclarecimentos e comentários, soluções e desafios por um desenvolvimento sustentável e inclusivo na exploração de recursos minerais em Moçambique.

Para os três dias são esperados mais de duas centenas de participantes, envolvendo a sociedade civil, comunidades afectadas pela mineração, entidades públicas, académicos, sector privado mineiro, entre outros segmentos da sociedade, provenientes de todas as províncias bem como de convidados, entre representantes de entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais.

Comentários

comentários