Sem categoria

SEKELEKANI despede-se de Tomás Queface

Tomás Queface, o Oficial de Comunicação e Pesquisa do SEKELEKANI, parte esta Sexta-Feira, 14 de Setembro, para o Reino Unido da Grã-Bretanha, aonde vai realizar estudos de mestrado em Antropologia do Desenvolvimento, como bolseiro da Chevening, uma das mais prestigiadas instituições britânicas de ensino superior.

Chevening é um programa internacional de bolsas do Governo do Reino Unido destinado ao desenvolvimento de líderes globais desde 1983.

Fundado pelo Departamento das Relações Exteriores e da Commonwealth e organizações parceiras, Chevening oferece dois tipos de bolsas – Bolsas Chevening e Bolsas de Grupos (Fellowships) – cujos beneficiários são pessoalmente selecionados por Embaixadas e Altos Comissariados em todo o mundo.

Tomás Queface, licenciado em Sociologia pela Universidade Eduardo Mondlane, foi seleccionado no culminar de um longo e meticuloso processo de escrutínio e de entrevistas, destinadas a assegurar que ele possui, não só as qualidades académicas exigidas, mas também experiência e paixão pela área de estudos para que concorria.

Dando voz ao sem voz e garantindo visibilidade ao SEKELEKANI

Colaborador destacado do SEKELEKANI desde 2014, Tomas Queface é um activista social que explora com entusiasmo e profissionalismo, o potencial das tecnologias digitais para a disseminação de informação, incluindo para dar voz a grupos marginalizados das zonas rurais.

Enquanto colaborador do SEKELEKANI, ele       fundou e desenvolveu a página da Internet da Agéncia de Informação da Sociedade Civil (CIVILINFO) e nela incorporou outras diferentes plataformas, nomeadamente “A Minha Voz”, a “Minha Aldeia “e a Plataforma de Cidadania, todas disponíveis através das redes do Facebook e do Whatsapp. Através destas plataformas, SEKELEKNI tem podido disseminar para o mais vasto público e diferentes estratos sociais, as suas actividades e realizações, incluindo para o estrangeiro.

Uma das metodologias mais criativas de comunicação estabelecidas pelo SEKELEKANI no âmbito da monitoria dos impactos da indústria extractiva junto de comunidades locais é a criação da Plataforma de Cidadania, através da qual a instituição dissemina notícias do dia-a-dia de comunidades afectadas por projectos extractivos no meio rural. Esta plataforma é, por sua vez, alimentada por uma Rede de Correspondentes Comunitários, que recolhem e enviam tais estórias e imagens, usando Telemóveis smart, após treino básico sobre o seu uso eficiente. Este é um dos resultados do trabalho de Tomas Queface, que se traduz, também na disseminação de tecnologias digitais junto de comunidades rurais isoladas, dando-lhes voz e visibilidade.

A Vila de Moatize (Tete) totalmente coberta de fumo de explosões de dinamite para a exploração de carvão: foto de um correspondente comunitário do SEKELEKANI.

Por essa razão SEKELEKANI sente-se muito orgulhosa pelo facto de um dos seus mais activos colaboradores ter sido selecionado para esta prestigiada instituição académica britânica : os conhecimentos que Queface vai adquirir nesta nova etapa da sua formação académica vão certamente adicionar valor qualitativo ao trabalho da nossa instituição, quando ele regressar, daqui a sensivelmente dois ano.

Muitos sucessos, Tomas Queface!

Comentários

comentários