Recursos Naturais e Indústria Extractiva

Reassentamento das Comunidades em Palma arranca este ano – garante o Governo

A Ministra dos Recursos Minerais e Energia, Letícia Klements, garantiu que o reassentamento das famílias abrangidas pela área do projecto da Fabrica de Liquefação de Gás Natural (GNL) na península do Afungi, distrito de Palma, em Cabo Delgado, inicia ainda este ano, depois de ter falhado no primeiro semestre, devido a complexidade que envolve o plano de elaboração e aprovação do plano de reassentamento.

Esta notícia, difundida pelo jornal “Magazine Independente”, na sua edição de 15 de Agosto, foi dada pela Ministra Klemens em Maputo, à margem da assinatura dos contractos de concessão entre o governo e o consórcio de exploração dos blocos um e quatro da bacia do Rovuma, liderado pelas multinacionais ENI (italiana) e Anadarko (americana).

Letícia Klemens, ainda citada pelo mesmo jornal, referiu que o processo deve ser feito de forma cuidadosa, para evitar erros cometidos no passado, em experiencias similares. Num outro desenvolvimento, garantiu que dentro de três semanas ( contados do 10 de Agosto de 2017, dia e, que proferiu estas declarações) serão publicados todos os contractos que o governo assinou com as concessionárias dos blocos um e quatro da bacia do Rovuma.

 

 

Comentários

comentários