Desenvolvimento Comunitário

Palestra sobre fístula na UniRovuma

Uma palestra sobre a fístula obstétrica e seu tratamento vai ter lugar no próximo dia 29, na sede da Universidade Rovuma (UniRovuma), na cidade de Nampula. A palestra, destinada a profissionais de saúde e o público interessado em geral, vai ser proferida pelo Director da Focus Fistula Moçambique, Dr. Igor Vaz, médico cirurgião e urologista, com mais de 30 anos de carreira.

A fístula obstétrica é uma fissura que ocorre entre a vagina da mulher e a bexiga ou reto. Entre as principais causas desta enfermidade incluem-se partos prolongados e obstruídos, especialmente onde o acesso a cuidados obstétricos é restrito.

A realização da palestra coincide com a passagem do primeiro aniversário da criação da UniRovuma e vai marcar o arranque de uma campanha de tratamento da doença, a decorrer nesta província, de 26 a 31 de Janeiro corrente, numa parceria entre a Focus Fistula, o Ministério da Saúde e SEKELEKANI.

A Focus Fístula já realizou campanhas similares em várias províncias do país, nomeadamente Niassa, Inhambane e Gaza com o objectivo de ajudar as mulheres a superarem a doença e recuperar o seu bem-estar

De acordo com dados oficias, em Moçambique, cerca de 2,300 mulheres jovens tornam-se, todos os anos, vítimas desta doença, acabando muitas delas excluídas do convívio social.

Comentários

comentários