Recursos Naturais e Indústria Extractiva

Mineração rende receitas para Namanhumbir

Os cofres do governo Distrital de Montepuez, em Cabo Delgado, receberam 6.128,7 mil meticais, o correspondente a 2,75 por cento das receitas decorrentes da extracção e comercialização de rubi pela Montepuez Ruby Mining.

De Acordo com a AIM outros valores foram transferidos, este ano (2017) pelo Ministério da Economia e Finanças, para as províncias onde se localizam projectos de exploração de recursos minerais, a fim de financiarem empreendimentos de desenvolvimentos socio-económicos das comunidades locais.

Nesse contexto, para o distrito de Larde, na província de Nampula, terão sido canalizados 2.160,0 mil meticais, correspondentes aos 2,75 por cento resultantes da exploração das areias pesadas em Larde-Topuito.

Por sua vez, da exploração de carvão mineral em Moatize Tete, a região de Cateme terá beneficiado de 1.915,0 mil meticais; igual valor para a aldeia “”25 de Junho”; e 1.915,0 mil para a região de Chipanga II; bem como 647,4 para a região de Benga.

Para Inhambane foram transferidos 1.477,4 e 6.600,7 mil meticais pela exploração do carvão mineral e gás natural em Govuro-Pande e Maimelane, respectivamente.

No caso específico de Namanhumbir, a administradora distrital de Montepuez, Etelvina Fevereiro, citada pelo Notícias, disse que o dinheiro será aplicado na construção de infra-estruturas socio-económicas, tais como salas de aula, regadios comunitários e represas, florestas comunitárias, mercados, estradas e pontes.

Etelvina Fevereiro deu a conhecer este facto no durante a reunião com os representantes das comunidades e organizações da sociedade civil para o anúncio da transferência dos 6.128,7 mil meticais, verba para a gestão distrital.

Os presentes elegeram os projectos de construção de duas salas de aula em Nanhupo B, vedação da escola, construção de latrinas num mercado em Nanhupo A, construção de uma escola em Chimoio, ampliação da escola primária da sede do posto, criação de turmas anexas da escola secundária distrital na sede do posto.

Comentários

comentários