Internacional

Líder juvenil do ANC quer um muro ao longo da fronteira com Moçambique

O presidente da Liga Juvenil do ANC na região Manguzi, na Província do Kwa-Zulu Natal pediu ao Presidente Jacob Zuma a construção de um muro na fronteira entre a África do Sul e Moçambique, alegadamente para conter a criminalidade, que teria origem em Moçambique.

O jovem Sandile Sibiya fez este pedido quando o chefe de estado sul-africano efectuava uma visita-surpresa ao posto fronteiriço de Manguzi, próximo da fronteira com Moçambique, numa campanha do governo que visa intensificar a luta contra a criminalidade transfronteiriça nos municípios locais.
Zuma inspeccionou o posto fronteiriço supostamente usado para incursões de criminosos alegadamente provenientes de Moçambique, segundo queixas da população local.

Segundo Sandile os criminosos cortam a cerca de arame que separa os dois países e colocam-se em fuga. “ Queremos que seja erguido um enorme muro para evitar mais crimes transfronteiriços e que o governo envie para aqui mais soldados” acrescentou. A visita de Jacob Zuma faz parte de uma campanha do governo contra a criminalidade que esta causar tensões entre os moradores e imigrantes de Moçambique e da Suazilândia. (Fonte: Folha de Maputo)

Comentários

comentários