Democracia e Governação

Lançado em Maputo Consórcio Media Moz

Três instituições de Media, nomeadamente Fórum Nacional de Rádios Comunitárias (FORCOM), MISA-Moçambique e o Centro de Estudos e Pesquisa de Comunicação SEKELEKANI procederam, hoje, 20 de dezembro de 2019 ao lançamento público do consórcio “Media Moz Consortium”.

MediaMoz, é uma plataforma de colaboração entre as três organizações de Media, para o fortalecimento da liberdade de expressão, do pluralismo informativo e da sustentabilidade dos Media em Moçambique.

A criação do consórcio foi formalizada no passado dia 29 de Novembro de 2019 com a assinatura do memorando de entendimento por parte das organizações fundadoras e os respetivos instrumentos de governação.

Ferosa Zacarias, Directora Executiva do FORCOM

Segundo a Directora Executiva do FORCOM, Ferosa Zacarias, esta parceria já existia de forma informal, pois cada uma destas organizações já trabalha com a outra em vários projectos, relação que foi hoje apenas oficializada.

Falando do contexto da Media em Moçambique, o Director do Misa Moçambique, Ernesto Nhanale, afirma que o país tem um quadro Constitucional e Legal Favoráveis e uma diversidade da radiodifusão e pluralismo informativo ou editorial notório.

Ernesto Nhanale, Director Executivo do MISA

A ideia da criação do consórcio surge como estratégia para respostas mais coordenadas a novos desafios de jornalismo nas áreas da indústria extrativa e desastres naturais, défices éticos na imprensa, ameaça liberdade de imprensa e direito à informação, sustentabilidade legal das Rádios Comunitárias independentes, bem como a cultura de secretismo sobre assuntos de interesse público.

Tomás Vieira Mário, Director Executivo do SEKELEKANI

Tomás Vieira Mário, Director Executivo do SEKELEKANI esclareceu que não se trata de uma nova organização, por isso, cada membro integrante do Consórcio mantém intacta a sua autonomia, actividades e independência, nos termos dos seus estatutos e demais instrumentos que lhe sejam aplicáveis.

Na ocasião, o consórcio apresentou o seu Programa Bienal 2020/2022, denominado “Promovendo Direitos Fundamentais”, e baseado em dois principais pilares, nomeadamente: promover as Liberdades de Expressão, Liberdade Associativa e Acesso à Informação e promover a Transparência, Prestação de Contas e os Direitos das Mulheres.

Entre os presentes, destaca-se a Directora Geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidade Naturais, Augusta Maita, que exprimiu a expectativa de abordagem mais consistente da media sobre os desastres naturais, em colaboração com a nova plataforma de colaboração.

Comentários

comentários