Desenvolvimento Comunitário

Jovens de Palma reivindicam acesso a oportunidades de trabalho no distrito


Cerca de cem jovens naturais do distrito de Palma e de outras regiões da província de Cabo Delgado manifestaram-se na manhã desta Quarta-Feira, na vila-sede do distrito, reivindicando oportunidades de trabalho em obras ora realizadas por diferentes empresas naquela localidade. Trata-se da construção de infra-estruturas iniciais do projecto de exploração de gás natural a ser extraído da bacia do rio Rovuma. Entre tais obras inclui-se a destronca de terrenos e a construção de infraestruturas imobiliárias do sector privado.

Na percepção dos jovens amotinados, a maioria de tais oportunidades de trabalho tem sido monopolizada por jovens oriundos de outras províncias do país, nomeadamente da região sul, incluindo a cidade de Maputo.

De acordo com o correspondente do SEKELEKANI na vila-sede de Palma, a concentração prolongou-se por cerca de cinco horas, tendo terminado apos intervenção de agentes da lei e ordem, que exortaram os jovens a dispersar.

Nas suas declarações, os jovens manifestantes disseram que quando submetem pedidos de emprego nas empresas ali instaladas, os seus papéis são deitados ao lixo, sem qualquer resposta. Reclamaram ainda contra a falta de informação sobre vagas de trabalho existentes, pois as empresas ali instaladas não publicitam tais oportunidades localmente, mas a partir de outros locais, longe de Palma. Sugeriram, por isso, que as empresas localmente implantadas afixem anúncios de vagas em locais públicos locais e as divulguem através da Radio Comunitária local.

Comentários

comentários