Democracia e Governação

“Josina Machel” aflui em massa à palestra sobre o exercício do direito à informação

O Centro de Estudos e pesquisa de Comunicação SEKELEKANI escalou esta quarta-feira, 22 de Fevereiro a Escola Secundária Josina Machel, na sua terceira sessão da Campanha de Informação e Educação Cívica sobre o Exercício do Direito à Informação por parte dos cidadãos denominada Caravana de Informação e Comunicação (CIC).

A sala de educação musical da escola Secundária Josina Machel tornou-se pequena para acolher os estudantes que afluíram em massa à palestra sobre o Exercício do Direito a Informação. Foi uma sessão bastante concorrida, em que os estudantes tiveram uma participação espetacular e entusiástica, com disciplina e alto nível de atenção ao longo da palestra.

Diferente do que vinham sendo os Road Show`s nas escolas, em que para além da informação há muita dança e música, esta foi muito mais didática. Mas isso não fez da sessão um fracasso. Pelo contrário, foi uma sessão muito concorrida onde os estudantes mantiveram-se ansiosos e motivados.

Durante a sessão foram exibidos aos estudantes vídeos simulando casos do dia-a-dia, em que cidadãos procuram informação de interesse geral junto de diferentes instituições públicas e privadas. Estes vídeos que transmitiam exemplos práticos sobre o exercício da Lei do Direito à informação permitiram aos alunos um maior aprofundamento dos seus conhecimentos em torno da lei.

E como já era de se esperar, depois de uma participação entusiástica e renhida, a compreensão em torno do conteúdo e objectivos fundamentais da lei do direito à informação foi comprovadamente alta, medida pelas respostas dadas às perguntas que se seguiram sobre este tema.

Sérgio Soares, professor de língua portuguesa neste estabelecimento de ensino mostrou-se satisfeito com o desenrolar da palestra e louvou a iniciativa do SEKELEKANI de levar para as escolas sessões informativas e educativas sobre o direito a informação. O docente disse ainda que a aula sobre a lei 34/2014 de 31 de Dezembro já era necessária, visto que é de extrema importância para todos os cidadãos, pois só com o conhecimento das leis é que pode-se exigir melhor os direitos.

A Caravana de Informação e Comunicação já escalou no princípio deste mês a escola Secundária da Zona Verde no município da Matola, local onde a SEKELEKANI lançou a iniciativa, e na semana passada no dia 15 a escola secundária Quisse Mavota em Zimpeto.

Esta iniciativa vai abranger para além de escolas, mercados, vilas, centros hospitalares e outros locais de aglomeração populacional, em diferentes partes do território nacional.

Comentários

comentários