Democracia e Governação

Jornalistas moçambicanos especializam-se em Indústria Extractiva

Arrancou esta segunda-feira em Nampula, o curso de especialização em governação sobre a indústria extractiva envolvendo 30 jornalistas baseados nas províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula e Zambézia.

O curso é promovido pelo Centro de Estudos e Pesquisa de Comunicação – SEKELEKANI em parceria com a Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique.

Trata-se do segundo curso de especialização a jornalistas realizado pelo SEKELEKANI, sendo que o primeiro foi feito com a Universidade Politécnica e o Observatório do Meio Rural e se circunscreveu a temática da Agricultura e Economia, consideradas temáticas complexas para os quadros da comunicação social.

O curso tem em vista proporcionar nos participantes a capacidade de conhecer formas de análise de projectos de indústria extrativa com destaque para mineração, gás e petróleos; ter habilidades na coordenação de projectos de reportagem e comunicação sobre a indústria extrativa; dominar a elaboração de instrumentos de monitoria do sector extrativo; e dominar a área de pesquisa jornalística para a solução de problemas práticos das comunidades rurais.

A aula inaugural do curso foi proferida pelo Director Provincial dos Recursos Minerais e Energia de Nampula, Olavo Deniasse que defendeu a necessidade de maior interação entre os intervenientes do sector extrativo para a promoção da boa governação.

Director Provincial dos Recursos Minerais e Energia de Nampula, Olavo Deniasse

Olavo Deniasse reconheceu que o acesso à informação é fundamental para a promoção da transparencia, tendo ressalvado que esta não deve ser apenas do lado do governo, mas das empresas e organizações da sociedade civil que trabalham na área da indústria extrativa.

O Director Provincial dos Recursos Minerais e Energia louvou a iniciativa do SEKELEKANI de organizar um curso de especialização para jornalistas e disse esperar que o mesmo contribua para que os cidadãos estejam mais esclarecidos em relação das fases dos empreendimentos mineiros e petrolíferos.

 

Na cerimónia de abertura do curso, estiveram presentes, para além dos jornalistas que participam no curso, organizações da sociedade civil baseadas em Nampula, académicos e cidadãos interessados com a temática da indústria extrativa.

No curso serão ministrados seis módulos, nomeadamente: Metodologias de investigação e ética jornalística, impactos socioambientais e económicos da indústria extrativa, legislação e direito à informação sobre indústria extrativa, políticas públicas e governação da indústria extrativa, tributação da indústria extrativa e oficinas de jornalismo – cobertura de mineração e petróleos.

Comentários

comentários