Democracia e Governação

Jornalistas do centro e norte de Moçambique debatem cobertura eleitoral

O Centro de Estudos e Pesquisa de Comunicação SEKELEKANI realiza nesta quarta e quinta-feira na cidade da Beira, um Workshop regional norte sobre Cobertura Mediática de Eleições, com o objectivo de proporcionar aos jornalistas e outros profissionais de comunicação social um fórum de debate e reflexão sobre os desafios que se poderão colocar à cobertura jornalística das eleições autárquicas de 2018 e das eleições gerais (presidenciais e parlamentares) de 2019.

No evento participam 30 jornalistas, editores, gestores de órgãos de comunicação e pesquisadores de ciências de comunicação, oriundos das províncias de Sofala, Manica e Tete.

O conhecimento adequado da legislação eleitoral pertinente; o conhecimento dos padrões deontológicos e éticos estabelecidos por lei ou de forma voluntaria pelos próprios jornalistas e os desafios em relação a meios e condições param uma cobertura eleitoral independente das forças concorrentes, constituem dentre várias, as temáticas que estão a ser abordadas neste Workshop.

Na semana passada, foi realizado o workshop regional norte que teve lugar na Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique e juntou jornalistas, editores e gestores de media das províncias de Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa.

Durante as discussões, os jornalistas vincaram a necessidade de domínio da legislação eleitoral, os códigos de ética e as técnicas de redação para garantir uma cobertura eleitoral equilibrada e maior acesso dos cidadãos à informação.

Para além disso, os participantes referiram que o debate sobre a legislação eleitoral e de media, vai ajudá-los a gerir situações de intimidação de jornalistas por parte de políticos em períodos eleitorais.

Comentários

comentários