Democracia e Governação

Jornalistas capacitados em Agricultura e Economia

A primeira edição do Curso sobre Agricultura e Economia para jornalistas, promovido pelo SEKELEKANI e implementado pelo Observatório do Meio Rural (OMR) inicia esta Segunda-Feira em Maputo, com a participação de 27 jornalistas provenientes de diferentes órgãos de comunicação social. O curso tem a certificação académica da Universidade Politécnica, através da sua Escola Superior de Altos Estudos de Negócios.

Esta iniciativa, inédita nos seus propósitos e formato, com a duração de um semestre, almeja equipar os jornalistas com conhecimentos sólidos sobre temas da agricultura e da economia nacionais, presentes nos debates de políticas públicas, e cujo domínio e interpretação constituem um desafio contínuo para a comunicação social.

Segundo refere a nota introdutória da respectiva estrutura curricular, “o curso visa facultar aos jornalistas e editores um maior conhecimento e capacidade de análise de assuntos económicos e agrários, o que lhes permitirá ter um melhor desempenho das suas actividades profissionais e, consequentemente, elevar a qualidade dos conteúdos informativos dos respectivos órgãos de comunicação social”.

Além de 17 módulos abordando diferentes subtemas de Agricultura e de Economia, o curso vai ainda contemplar 15 seminários temáticos, consistindo na apresentação de problemáticas da actualidade, por parte de docentes especialistas, seguida de debates, com os participantes.

No acto da apresentação do curso aos 27 jornalistas selecionados, ocorrido esta Quinta-Feira, o coordenador do mesmo, Professor Doutor João Feijó, investigador do OMR, destacou tratar-se da primeira iniciativa deste género, que a instituição leva a cabo, em estreita colaboração com o SEKELEKANI e a Universidade Politécnica. Chamou ainda à atenção dos participantes para a importância da assiduidade, como condição para o aproveitamento positivo e recebimento do respectivo certificado.

Por seu lado, o Director Executivo do SEKELEKANI, Tomas Vieira Mario, exprimiu a satisfação da sua organização por ter lançado a iniciativa, como seu contributo para o reforço de um jornalismo nacional de qualidade, baseado na pesquisa e alto rigor profissional, para responder aos novos desafios do desenvolvimento socioeconómico do país.

Comentários

comentários