Recursos Naturais e Indústria Extractiva

Empresa de capitais indianos vai retomar a exploração de Ferro em Nampula

Estimulado pela melhoria dos preços no mercado internacional, a Damodar Ferro Limitada, empresa de ramo mineiro de capitais indianos, vai retomar a extracção de minério de ferro no jazigo localizado no distrito de Lalaua, província de Nampula.

A exploração da mina localizada no povoado de Namarrepo 2, em Lalaua, foi suspensa há cerca de um ano devido à queda do preço do minério de ferro no mercado internacional, o que tornou a actividade insustentável.

Desde o início das suas actividades, em 2009, até à data da interrupção a empresa exportou para China cerca de 23 mil toneladas do minério.

O Director Provincial dos Recursos Mineiras e Energia em Nampula, Olavo Deniasse, considerou que a criação na província, de uma indústria de processamento do minério foi outro factor que estimulou a Damodar ferro Limitada a retomar as actividades em Lalaua.

Deniasse acrescentou que para o transporte de minério de ferro a empresa vai negociar com gestores do sistema ferroviário Moatize-Nacala, uma vez que os comboios geridos pelo Corredor Logístico do Norte não transportam carga na viagem de retorno a vila de Moatize idos de Nacala-à- Velha.

Neste contexto, a Damodar pretende aproveitar os vagões para escoar minério de ferro armazenado no estaleiro localizados na estacão de Iapala, distrito de Ribáuè.

A capacidade de processamento das instalações montadas em Namarrepo 2 a cerca de 50 quilómetros de Iapala é de 75 toneladas/hora.

Os minérios de ferro são rochas a partir das quais pode ser obtido ferro metálico de maneira economicamente viável.

Fonte: AIM

Comentários

comentários