Democracia e Governação

Educação Cívica sobre direito à informação escala mercado grossista de Zimpeto

O Centro dos Estudos e Pesquisa de Comunicação SEKELEKANI escalou esta terça-feira o mercado grossista de Zimpeto para mais uma sessão de educação cívica sobre o Exercício do Direito à Informação por parte dos cidadãos denominada Caravana de Informação e Comunicação (CIC).

Esta é a primeira vez que a caravana dissemina o direito dos cidadãos à informação atinge mercados públicos, caracterizados por públicos diversificados, o que constituiu um desafio para a organização promotora.

Foi uma sessão diferente e interessante, com um outro tipo de público, visto que a campanha havia abrangido até esta fase apenas escolas secundárias, mas o objectivo foi o mesmo: dar a conhecer o conteúdo da lei do direito à informação e a forma como os cidadãos podem exercer esse direito.

Como tem sido prática, durante o debate foram exibidos vídeos simulando casos do dia-a-dia, em que cidadãos procuram informação de interesse geral junto de diferentes instituições públicas e privadas. A exibição do documentário permitiu um maior aprofundamento da Lei do Direito à informação. Após a exibição dos vídeos seguiu-se o debate sobre o exercício da Lei do Direito à Informação, onde a plateia respondeu a perguntas de compreensão em torno desta lei.

A dança e música foram também um dos pontos fortes do Road Show com o intuito de entreter o público para a grande festa de educação cívica.

Na primeira quinzena de Fevereiro SEKELEKANI escalou as escolas secundárias da Zona Verde, Quisse Mavota e Josina Machel.

A ʺcaravanaʺ para além de escolas e mercados, vai abranger vilas, centros hospitalares e outros locais de grande aglomeração populacional, em diferentes partes do território nacional.

Comentários

comentários