Desenvolvimento Comunitário

CTV comemora o dia Mundial do Ambiente na Escola Primária de Makomane

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de Junho, o Centro Terra Viva (CTV) em parceria com a Associação para o Desenvolvimento de Makomane (ADM) realizou diversas actividades na Escola Primária do 1º e 2º graus de Makomane, Município da Vila de Quissico, Província de Inhambane. A acção foi desencadeada pelos professores e alunos congregados em clube do ambiente daquela instituição de ensino que vem se beneficiando de aprendizagem sobre matérias ambientais e direitos da criança desde princípios deste ano.

O evento envolveu mais de 250 crianças, com idades compreendidas entre 6 e 13 anos, frequentando da 1ª à 7ª classe, sendo que 60 estão integradas no clube do ambiente. Durante a comemoração desta efeméride, as crianças realizaram várias actividades culturais dentre as quais destacaram-se cânticos, danças, peças de teatro, declamação de poesias e exposição de trabalhos manuais. O ponto mais alto do evento foi a realização de um debate interactivo com os membros da comunidade sobre a necessidade de conservação do meio ambiente onde os petizes colheram experiências e puderam também partilhar algum do conhecimento que têm vindo a aprender sobre a matéria.

Nas comemorações estiveram presentes autoridades locais, líderes religiosos, pais e encarregados de educação, bem como cuidadores de crianças órfãs e vulneráveis que frequentam aquele estabelecimento de ensino.

Na ocasião, a Vereadora para a área de Saúde, Desporto, Serviços Sociais e espaços livres, Onésia Manguinhane, sublinhou que a comemoração do Dia Mundial do Ambiente acontece pela primeira vez numa escola daquele município e que a mesma reveste-se de capital importância, pois permite sensibilizar os residentes sobre a necessidade de pautarem por boas práticas ambientais e permite ainda alargar as acções que diferentes actores têm desenvolvido neste domínio principalmente para travar a erosão que tem afectado parte significativa de bairros da edilidade.

Segundo a referida governante, Makomane localiza-se numa zona especial tendo em conta o facto de ser banhado pelo mar, possuir lagoas e ser assolado por vários problemas ambientais. Ainda na sua intervenção a Vereadora disse haver necessidade de se definir claramente as sanções a aplicar, naquele nível, sempre que hajam queimadas descontroladas, uma vez serem frequentes acções desta natureza.

As actividades de comemoração do Dia Mundial do Ambiente realizadas estão inseridas no projecto de educação ambiental sobre formas alternativas de subsistência para Crianças Órfãs e Vulneráveis (COV´s) da Comunidade de Makomane, implementado em parceria com a Associação para o Desenvolvimento de Makomane, Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia de Zavala, sob financiamento da terre des hommes – Alemanha. O projecto, que está a ser implementado desde finais de 2017, realizou até ao momento a capacitação de professores da escola daquela comunidade em matérias de direitos da criança, metodologias de educação ambiental, nutrição e outras, com intuito de melhorarem a abordagem destes conteúdos na sala de aulas.

Ao abrigo do mesmo projecto, foi implantado na escola o primeiro de dois tanques ecológicos de captação e conservação de água com capacidade de conservar 20 mil litros. Estão ainda previstas actividades formativas para crianças desenvolverem a piscicultura, uma vez existirem experiências de sucesso na região.

As crianças desta escola têm estado a demonstrar um grande entusiasmo sobre as questões ambientais, fruto de uma nova forma de aprendizagem sobre as mesmas e assimilação dos novos conteúdos sobre a matéria nas salas de aulas.

Este evento esteve também inserido na quinzena da criança na qual se comemora o dia da criança, 1 de Junho e o Dia da Criança Africana a 16 de Junho.

Comentários

comentários