Sem categoria

Com o patrocínio do SEKELEKANI: Termina primeiro curso de pós-graduação em economia para Jornalistas

Foto: parte dos jornalistas especializados em economia e agricultura pel’A Politécnica

O primeiro curso de pós-graduação, especifico para jornalistas, terminou no passado mês de Agosto, com dez jornalistas especializados em Economia e Agricultura. O curso decorreu sob os auspícios da Universidade Politécnica, sob coordenação técnica do Observatório do Meio Rural (OMR). O mesmo foi promovido e patrocinado pelo Centro de Estudos e Pesquisa de Comunicação SEKELEKANI.

O curso, que durou sete meses, esteve organizado em cinco módulos, abordando nomeadamente noções de economia, desenvolvimento económico e rural, políticas públicas, economia e sociologia rural.

Esta iniciativa, a primeira do seu género, enquadra-se no programa do SEKELEKANI de contribuir para a uma constante elevação da qualidade técnica e ética do jornalismo nacional, através de programas consistentes de formação teórica e pratica dos profissionais do sector, com equivalência académica. Deste modo, permite-se que os participantes com sucesso possam prosseguir com a sua formação universitária, prosseguindo níveis mais elevados de conhecimentos científicos.

Segundo explicaram os coordenadores executivos do curso, a realização do mesmo respondeu a uma coincidência de interesses, entre o SEKELEKANI, a Universidade Politécnica e a OMR, as quais, na base de uma parceria tripartido encetaram as démarches necessárias para a produção de um programa curricular aprovado pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano como equivalendo ao nível de pós-graduação.

Desistências e próximo curso

Mau grado, de um número inicial de 25 jornalistas inscritos, apenas 10 obtiveram o certificado de conclusão do curso com sucesso. Os restantes ou não produziram certificados do nível de licenciatura exigidos ou desistiram a meio do curso, por razões profissionais ou outras.

“Estas perturbações são profundamente lamentáveis, pois em alguns casos exprimem falta de seriedade dos jornalistas desistentes, o que se traduz em desperdício de recursos mobilizados junto de doadores internacionais para a viabilização da iniciativa, afirma Tomas Vieira Mário, Director Executivo do SEKELEKANI.

Entretanto, todos os jornalistas participantes do curso – quer tenham recebido os respectivos certificados académicos, quer não – são unânimes em referir que esta formação dotou-os de ferramentas solidas, para investigarem e escreverem sobre matérias de desenvolvimento rural com maior segurança e assertividade.

SEKELEKANI prevê promover um próximo curso do mesmo nível para jornalistas, desta vez sobre a temática da indústria extractiva, uma nova área da economia nacional, exigindo conhecimentos específicos por parte dos profissionais de comunicação social.

Comentários

comentários